Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio Palatal - Caif

O Caif, Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal, localizado em Curitiba, é um centro voltado para o tratamento das deformidades craniofaciais, entre as quais se incluem as fissuras labiopalatinas. Criado em abril de 1992, hoje é administrado pelo Complexo Hospitalar do Trabalhador, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa).

Devido à complexidade de problemas que podem acometer os indivíduos com má-formação craniofacial congênita, o Caif possui uma equipe multi e interdisciplinar, composta por profissionais das áreas de cirurgia plástica, cirurgia craniomaxilofacial, neurocirurgia, neurologia, otorrinolaringologia, pediatria, clínica geral, anestesiologia, genética, fonoaudiologia, odontologia (cirurgia bucomaxilofacial, prótese dentária, ortodontia, clínica geral, odontopediatria, endodontia e periodontia), psicologia, nutrição, serviço social, enfermagem e equipe administrativa.

O principal objetivo do Caif é promover a reabilitação estética e funcional, assim como a reintegração dos portadores de anomalias craniofaciais na sociedade. Desse modo, disponibiliza uma completa estrutura de atendimento com todas as áreas relacionadas ao processo de reabilitação, envolvendo não somente a área clínica, mas também as áreas psicológica e social.