XVII Semana Interna de Prevenção de Acidentes 03/10/2015 - 10:20

XVII SIPAT

Foi realizada, no período de 21 à 25 de setembro, no Hospital do Trabalhador, a XVII SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes. Mais de mil colaboradores participaram das atividades organizadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA.

O slogan da XVII SIPAT, “Caia na real, EPI é fundamental. Não se esqueça, é proteção dos pés a cabeça”, foi escolhido em um concurso de frases que envolveu todos os setores da instituição.

Para a ocasião, foi produzido uma novela em três capítulos, a ''Marcas da Vinda'', exibida no auditório durante a semana. Com um conteúdo bem elaborado e de caráter exclusivamente educacional, promoveu a prevenção de acidentes de trabalho com uma dose de bom humor. A participação dos colaboradores enriqueceu a sociabilidade entre os mesmos e expôs uma mensagem concreta e direta aos objetivos propostos no evento.

A SIPAT 2015 do HT contou ainda com:

Peça de teatro ''Gases Indomáveis'' - do grupo de teatro Anticorpus, uma paródia ao programa televisivo Chaves abordando de maneira divertida, a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Intervenção Educacional Setorial - A Equipe do Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH/HT), esteve em vários setores do hospital realizando dinâmicas de grupo, com o objetivo de conscientizar os funcionários sobre a importância do uso do EPI (Equipamento de proteção individual).

Blitz da Ergonomia - Alunos do 8º período do curso de Fisioterapia da UTP visitaram os diversos postos de serviços do hospital, explicando e alertando aos colaboradores quanto à ergonomia no ambiente de trabalho.

Tarde da Saúde - Com a participação dos alunos do curso técnico de enfermagem do Colégio Estadual São Pedro Apóstolo, os trabalhadores puderam verificar a pressão arterial e o nível de glicose no sangue. A orientação nutricional, ficou por conta dos estudantes do curso de Nutrição da Uniandrade, com objetivo de estimular a reflexão e incentivar práticas alimentares saudáveis. Foi realizada ainda, avaliação postural, com o intuito de conscientizar melhores padrões posturais e prevenir possíveis lesões, orientados pelos acadêmicos de fisioterapia da PUC-PR.

Desfile de EPIs - Demonstração de paramentação e utilização correta dos equipamentos de proteção individual.
Palestra "Pequenas Atitudes, Grandes Consequências" - Com o Eng. Jucelio Marcos Joly, abordando a importância da autodisciplina e do comprometimento, para obter o máximo de benefícios em segurança, saúde e qualidade de vida, em casa e no trabalho.

Palestra "Relações Tóxicas no Trabalho" - Com o palestrante Raphael Lobo, sobre como lidar com as mais diversas situações de relacionamento dentro do ambiente de trabalho.

GALERIA DE IMAGENS