Trabalho de conclusão de curso será utilizado em capacitações de profissionais no HT 13/11/2015 - 14:30

Trabalho de conclusão de curso será aplicado em capacitações de profissionais no HT

A equipe do Hospital do Trabalhador, composta pela bioquímica Anelize Marin Heisler e pelas enfermeiras Josiane Bughay, Riciana Calixto Truppel e Silvana Pagani, participou, por indicação da direção do hospital, de curso estratégico relacionado ao Programa Nacional de Segurança do Paciente, realizado neste ano.

Como trabalho de conclusão de curso, o grupo elaborou um projeto intervencionista para divulgar e disseminar os protocolos básicos de segurança do paciente e a cultura de segurança na instituição, com o tema Revisão do Plano de Segurança do Paciente do Hospital do Trabalhador.

Para um resultado aplicativo e inicial do projeto, as alunas desenvolveram um vídeo em parceria com o Núcleo Interno de Marketing do HT, com o objetivo de reforçar os protocolos de segurança do paciente e conscientizar os profissionais quanto ao comprometimento e importância do trabalho que realizam na área da saúde.

“Na instituição, temos a ideia de abordar os protocolos individualmente em treinamentos, pois a intenção do vídeo que produzimos, primeiramente, é de sensibilizar e demonstrar a importância da segurança do paciente, tanto para este, quanto para o próprio profissional”, comentou Anelize Marin Heisler, gerente da área técnica assistencial do Hospital do Trabalhador.

Com nota 10 na defesa do TCC, apresentado no dia 05 de outubro na UFPR, a gerente de hotelaria hospitalar do HT, Silvana Pagani, falou pelo grupo. “O trabalho atendeu a proposta da coordenação do curso e teve uma repercussão excelente após a apresentação. Atingimos nosso primeiro objetivo e temos certeza que renderá bons resultados ao hospital”, afirmou.

Possibilitar a capacitação de profissionais é um dos diferenciais do HT, ressalta o diretor geral da instituição, Geci Labres de Souza Junior. “Sempre é importante nos mantermos atualizados. Cursos como esse agregam conhecimento e o beneficiado é o paciente”, declara.

O vídeo será ainda disponibilizado no site da Fundação Osvaldo Cruz, como referência ao tema segurança do paciente. 

O curso

O Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente é promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. No Brasil, foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde como parte das ações estratégicas do Programa Nacional de Segurança do Paciente e tem como meta capacitar 1000 profissionais indicados por hospitais vinculados ao SUS.

GALERIA DE IMAGENS