Sesa recebe visita de médico canadense 08/02/2022 - 10:56

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, recebeu a visita do médico ortopedista Julio Fernandes, na segunda-feira (07), com o objetivo de ampliar a parceria entre o Paraná e Montreal, no Canadá, para treinamento de residentes médicos e troca de experiências entre profissionais do Hospital do Trabalhador e do  Hospital Sacré-Couer de Montreal.

“Ambos os hospitais atendem uma uma região de abrangência estadual com referência em fraturas, acidentes e traumas. Devido a essa similaridade, temos interesse nas parcerias especializando médicos canadenses e brasileiros”, afirmou.

Recentemente foi proposto um projeto para diagnóstico, prevenção e tratamento da osteoporose numa parceria Canadá – Paraná, onde os pacientes com fraturas atendidos nos Pronto Socorros paranaenses seriam triados e tratados para evitar a fratura contralateral. Projeto semelhante foi desenvolvido no Canadá na área da prevenção da osteoporose no idoso com excelentes resultados. 

“As ações voltadas para o envelhecimento com mais saúde devem estar dentro de todos os níveis de assistência. A Secretaria da Saúde do Paraná desenvolve seu Plano Regional Integrado com destaque para o atendimento integral do idoso e, para isso, capacitamos os nossos profissionais com oficinas ministradas com apoio do Ministério da Saúde”, destacou o secretário.

O médico e professor da Universidade de Montreal, Júlio Fernandes, é paranaense, formado na Universidade Federal do Paraná e é especialista em ortopedia. Participaram também da reunião o chefe de gabinete da Sesa, César Neves; e o diretor do Complexo Hospitalar do Trabalhador, Geci Labres de Souza.

Fonte: Sesa

GALERIA DE IMAGENS