Sesa adquire equipamento de ponta para neurocirurgias guiadas; primeira cirurgia foi realizada hoje no Hospital do Trabalhador 15/02/2021 - 09:08

Foi realizada hoje (12), no Complexo do Hospital do Trabalhador, a primeira cirurgia computadorizada utilizando equipamento de última geração adquirido com recursos da Secretaria de Estado da Saúde, repassados do Ministério Público do Trabalho.

“O HT é o primeiro hospital do país a adquirir este equipamento que apresenta o que há de mais avançado em termos de tecnologia. Para se ter uma ideia apenas o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo,  tem um equipamento parecido com este, mas não tão moderno em termos de sistemas tecnológicos como o do Paraná”, explica o secretário de estado da Saúde, Beto Preto.

A primeira cirurgia foi realizada pelo presidente da Sociedade bBasileira de Neurocirurgia, Luis Alencar Borba, e transmitida online para profissionais da área. O secretário da Saúde Beto Preto, que está internado para tratamento e acompanhamento da Covid-19 no Hospital de Reabilitação (parte do complexo HT) acompanhou a cirurgia e reforçou a importância desta aquisição para o Estado.

“Esta cirurgia é um marco para a implantação do Centro de Excelência em Neurocirurgia do Paraná, que funcionará no Hospital de Reabilitação. Hoje o atendimento do Reabilitação está voltado exclusivamente para pacientes com Covid-19, mas em breve estaremos com o Centro operando aqui na instituição. A cirurgia de hoje marca um grande avanço para a Saúde do Paraná”, destacou o secretário.

Equipamento - O equipamento, no valor de R$2,5 milhões, utiliza imagens de ressonância magnética, tomografias e outros exames complementares e monta um modelo computadorizado tridimensional do crânio do paciente que permite o planejamento e execução da cirurgia de forma computadorizada.

O software deste neuronavegador permite que o médico projete previamente todos os passos da cirurgia sabendo o melhor caminho para chegar a tumores cerebrais, desviando de vasos, artérias e nervos e minimizando danos e sequelas aos pacientes, explicou o diretor superintendente do CHT, Geci Labres de Souza.

A cirurgia realizada hoje foi de um tumor craniofaringioma, na base do crânio, com acesso nasal. Segundo médico e presidente da SBN, que fez a cirurgia, o procedimento deve ser considerado um grande sucesso em termos de cirurgia guiada.
“O equipamento é fantástico, com uma capacidade impressionante”, salientou.

Cirurgia Guiada - De maneira semelhante a um dispositivo de GPS, os sistemas de cirurgia guiada por imagens ( ou navegação cirúrgica) mostram a anatomia interna do paciente em tempo real para o cirurgião, que pode então decidir como melhor atingir o alvo planejado.

Os sistemas de navegação usam dispositivos de rastreamento por infravermelho ou campos eletromagnéticos, marcadores fixados próximos ao paciente e instrumentos cirúrgicos adaptados para navegar o “mapa” da anatomia do paciente criado auxílio dos exames de imagens.

As primeiras cirurgias usando sistemas de navegação computadorizada aconteceram em meados da década de 1990.

Fonte: Sesa

GALERIA DE IMAGENS