Semana da Enfermagem no Hospital do Trabalhador 20/05/2015 - 16:20

Em 13 de maio, no Auditório, o diretor geral do Hospital do trabalhador, Dr Geci Labres de Souza Junior, abriu a Semana da Enfermagem enaltecendo a categoria quanto a sua importância para a instituição.

Em seguida, a diretora de enfermagem, Justina Cetnarski Maiczak, além de agradecer a todos os profissionais da classe, afirmou, "se Ministério da Saúde avaliou o Hospital do Trabalhador como um dos melhores hospitais de emergência do país é porque em muito a nossa enfermagem contribuiu".

Após o discurso dos diretores, o hospital contou com a presença do advogado e palestrante Dr. Guilherme Tomizawa, abordando o tema comportamento, ética e etiqueta nas redes sociais e o ambiente de trabalho. Ao término de suas explicações, as convidadas Silvana Pagani (Gerência de Hotelaria Hospitalar), Kelly Fernanda Zacharkc (Enfermagem) e Nádia Pádua de Matos (Gerência de Informação e Informática), e demais participantes, levantaram questões importantes e tiraram dúvidas com o advogado.

Na quinta-feira (14), às 11h, o professor Neno, do grupo "Kebradera Brazil", agitou o Auditório com um aulão de Move Dance, intitulado "Oi Alegria, Tchau Caloria"

No último dia da Semana da Enfermagem, sexta-feira (15), os colaboradores que compareceram ao Auditório assistiram à peça de teatro "Lá vem a Dona Norma!", com a Companhia Anticorpus. Após, a diretora de enfermagem, novamente, agradeceu a toda equipe e também a todos que ajudaram na realização do evento. A Capelania do HT, com o Padre Mario e os Pastores Ericson e Eleon, encerraram as comemorações.

"Lá vem a Dona Norma!"

É uma peça que trata das questões da NR-32, norma que regulamenta como os profissionais da área da saúde devem se comportar com relação à higiene e segurança. Apesar do conteúdo pedagógico ser seríssimo, o grupo trata do assunto através do humor. Com isso, utiliza o teatro como ferramenta pedagógica, de marketing, entretenimento, e, é claro, cultura.

O elenco é formado por trabalhadores dos hospitais de Clínicas, Trabalhador e Adalto Botelho, e costuma levar a plateia a risos e momentos de reflexão sobre a conduta do profissional de saúde.

Os personagens são:
Dona Norma (Jéssica Maria) – O tempo todo ele intervém na peça para lembrar os outros personagens sobre a necessidade de seguir a NR-32 e os cuidados necessários.
Dr. Pacheco Tuberculino Kem (Edilson Meurer) – Médico com trejeitos muito esquisitos, fazes exames, no mínimo excêntricos em seus pacientes.
Maria Bonita (Ellen Ramos) – Enfermeira, um tanto quanto perua, que ostenta objetos que não são aceitos na área da saúde, tais como brincos, anéis, pulseiras e saltos altos.
Filó (Evelin Solimões) – Enfermeira funkeira que bebe e come no local do trabalho, coisas que o profissional não deve fazer.
Josézinho (Marco Aurélio V. Garcia) – Paciente que submete-se a toda sorte frente aos profissionais da saúde.
Mariazinha (Marlene Porcel Claro) – Paciente um tanto volátil, é casada, mas fica de namoricos com outros homens.
Cornélio Procópio (Samuel Garcia) – Marido de Mariazinha e funcionário do hospital, ostenta alguns adereços concernentes ao seu próprio nome.
Dileta da Coleta (Eliana LimaBorba Pedroso Martins ) – Mesmo com um certo problema de visão, realiza coleta de sangue para exames de maneiras inapropriadas.
Alemão (Renildo Meurer) – Amigo de Josézinho vai visita-lo e comporta-se de maneira inusitada.