Secretaria da Saúde do Paraná estuda novas parcerias com hospital canadense 10/10/2019 - 09:30

 

parceria_Canada

A Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), pretende ampliar a parceria com o Hospital Sacré-Couer, de Montreal, no Canadá, para residência médica e troca de experiências entre profissionais das duas instituições.

O tema foi tratado ontem (09) em reunião entre o secretário Beto Preto; o diretor superintendente do CHT, Geci Labres de Souza, e o médico e professor da Universidade de Montreal, Júlio Fernandes.

“Os hospitais já mantém parceria e realizamos neste ano cirurgias raras e inovadoras, além de transplante inédito na área da ortopedia. Neste momento, que acabamos de incorporar o Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier ao Complexo Hospitalar do Trabalhador, transformando as unidades próprias do estado, em um dos maiores centros de referência da América Latina, a ampliação desta parceria oferecerá mais oportunidades de qualificação profissional e de projeção do trabalho desenvolvido pela equipe que atua no Complexo do HT”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná Beto Preto.

A instituição canadense demonstrou grande interesse em conhecer o projeto desenvolvido pelo estado na área da prevenção da osteoporose no idoso. O médico ortopedista Júlio Fernandes, representante do Hospital e a Universidade de Montreal, disse que a osteoporose é uma preocupação mundial. “Queremos conhecer detalhes deste trabalho para replicá-lo no Canadá”, destacou.

Segundo o diretor superintendente do CHT, Geci Labres de Souza, o foco do projeto é detectar a doença assim que o usuário entra a unidade de saúde. “Ao fazer o cadastro, o paciente passa por um check list que investiga a osteoporose e possibilidade que ele apresenta de desenvolver a doença. Esta é uma maneira de evitarmos uma questão que preocupa a saúde pública, que é a fratura do idoso”, explicou Geci Labres.

O secretario Beto Preto disse também a atenção integral à saúde do idoso está entre as principais diretrizes do Governo Estadual para área.“ As ações voltadas para o envelhecimento com mais saúde estarão dentro de todas as unidades básicas, Regionais de Saúde e hospitais. A Secretaria da Saúde do Paraná desenvolve seu Plano Regional Integrado com destaque para o atendimento integral do idoso e os nossos profissionais estão sendo capacitados para este trabalho, com oficinas ministradas com apoio do Ministério da Saúde”, complementou.

Paranaense - O médico Júlio Fernandes que atua hoje em Montreal, é paranaense, formado na Universidade Federal. O especialista em ortopedia, destacou que o perfil do Hospital Sacrè Couer, é muito semelhante ao do Hospital do Trabalhador, já que ambos atendem uma região de abrangência estadual com referência em fraturas, acidentes e traumas. “ Temos um grande interesse em ampliar estas parcerias especializando médicos canadenses e brasileiros”, disse.

Fonte: SESA

GALERIA DE IMAGENS