Saúde homenageia servidores com mostra de trabalhos 29/10/2015 - 10:00

A Secretaria Estadual da Saúde preparou uma exposição de trabalhos desenvolvidos em mais de 30 anos de atividades para homenagear os servidores públicos da pasta. A Mostra, exposta no primeiro andar da sede da secretaria, em Curitiba, reúne trabalhos artísticos e gráficos desenvolvidos pelo artista plástico e designer Maurício Machado, servidor de carreira que tem 33 anos de casa. A abertura aconteceu nesta terça-feira (27), em Curitiba.

“O trabalho desenvolvido pelo Maurício permeia praticamente todos os setores da secretaria, além de estar presente nos materiais educativos desenvolvidos aqui. Ao homenagear um servidor que coloca todo seu talento em favor da saúde pública, estendemos o reconhecimento a todos aqueles que oferecem o seu melhor no trabalho cotidiano”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Para o servidor Mauricio Machado o dia foi de muita emoção. Além dos atuais companheiros de trabalho, sua família prestigiou a abertura da Mostra e vários servidores que acompanham sua trajetória fizeram questão de comparecer. “Neste momento revejo todo meu caminho profissional e tenho muito a agradecer. Em primeiro lugar a meus pais, que me incentivaram desde cedo a desenvolver e aperfeiçoar um talento natural, e a todos os servidores da Sesa que fazem parte de minha história e que têm participação no trabalho desenvolvido”, destacou Mauricio.

O cartunista Paixão, que trabalhou na secretaria nos anos 80, presenteou o designer com uma caricatura. Por outro lado, Maurício presenteou o secretário Michele Caputo Neto com uma aquarela do CPPI, órgão de pesquisa e produção de imunobiológicos da secretaria. As aquarelas feitas pelo artista são uma de suas marcas. São trabalhos que destacam personagens e prédios históricos da saúde, como diversos servidores que já morreram e as fachadas do Hospital do Trabalhador, do Laboratório Central do Estado e a sede da 2ª Regional de Saúde.

SERVIDOR – Maurício Machado nasceu em 3/10/1956, em Curitiba. Aos 25 anos formou-se em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em março de 82 ingressou na Secretaria de Estado da Saúde, então denominada Fundação Caetano Munhoz da Rocha, no cargo de desenhista industrial. Ao longo dos 33 anos de atuação foi responsável por diversas criações que definiram a identidade gráfica e artística da Saúde do Paraná.

“Saí da prancheta ao computador e pude desenvolver muitas peças com o apoio de outros servidores e da minha própria família, que muitas vezes foram meus modelos. Essas peças históricas estão expostas ao lado dos trabalhos desenvolvidos nos últimos anos. Todos eles são motivo de muito orgulho”, diz o artista.

Durante oito anos, Maurício foi o responsável pela comunicação visual do Hospital do Trabalhador. Suas soluções de comunicação permeiam toda unidade, desde a identificação de setores até mosaicos e pinturas espalhadas pelos corredores do hospital. Na sala de tomografia, recém inaugurada, um painel da aquarela feita por ele ameniza a frieza do ambiente hospitalar.

“O talento desse grande artista fez diferença no cotidiano do hospital e todos que participam desse dia a dia têm orgulho das soluções encontradas por ele. Ele foi responsável por desde pequenos informativos internos até o cuidado com painéis de avisos e orientações de circulação do hospital”, relata o diretor do Hospital do Trabalhador, Geci Labres de Souza Junior.

Segundo ele, o designer fez muito mais do que estava definido em seu contrato de trabalho. Os mosaicos instalados no hospital, por exemplo, destacam pontos turísticos de Curitiba e a proposta foi aceita porque são materiais duráveis e laváveis, apropriados para o ambiente hospitalar. “Ele se permitiu inovar e a nós coube respeitar o processo do artista para viabilizar produções que humanizam o ambiente hospitalar”, completou Geci.

A Mostra Maurício Machado faz parte das comemorações do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, e fica exposta durante 15 dias em Curitiba para ser levada em exposição itinerante às regionais de saúde, hospitais e demais órgãos da secretaria.

Fonte: SESA