Profissionais dos hospitais do Paraná se reúnem na abertura da Semana de Enfermagem 13/05/2016 - 17:10

Semana da Enfermagem 2016

Mais de 100 profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem se reuniram nesta sexta-feira (13) na abertura da Semana de Enfermagem. O evento acontece anualmente em comemoração ao Dia Mundial da Enfermagem, celebrado em 12 de maio.

Representantes de 13 hospitais do Estado participaram da celebração no Hospital do Trabalhador (HT), em Curitiba. “Abrigar este evento mostra nossa representatividade no sistema de saúde do Paraná. Dos 1200 colaboradores do HT, aproximadamente 650 são da área de enfermagem”, comenta o diretor do hospital, Geci Labres de Souza Jr.

A situação se repete em outras unidades hospitalares ou unidades de saúde do Estado. De acordo com a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem, Amarilis Schiavon Paschoal, a enfermagem representa, em média, 60% da força de trabalho da saúde em qualquer local de atendimento.

“O profissional de enfermagem ocupa hoje um lugar de suma importância na área da saúde. Seu trabalho faz parte de todos os estágios do cuidado com o ser humano – desde antes do nascimento até depois da morte. Sem eles, os serviços de saúde parariam”, explica Amarilis.

SEMANA – A semana foi organizada com o principal objetivo de valorizar o trabalhador da área. “Eventos como este reforçam nosso desafio de oferecer uma assistência à saúde de qualidade e atualizada a toda população paranaense”, reforça Geci.

“A proposta hoje é reunir profissionais de todo o Paraná e cada unidade hospitalar do Estado dará continuidade às ações no decorrer da semana com seus colaboradores”, fala a enfermeira da Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias, Vivian Raksa.

Além de abordarem temas como os desafios com relação à remuneração, jornada de trabalho e proibição do ensino à distância na área, a programação envolveu palestras que buscaram desenvolver habilidades sociais essenciais para a atuação do profissional da enfermagem – como a comunicação.