Pelo 11º ano consecutivo,
com desempenho excelente, laboratório do HT recebe certificado

01/02/2015 - 13:40

Décima primeira certificação de excelência PNCQ


Inscrito no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) desde 2004, o laboratório de análises clínicas do Hospital do Trabalhador recebeu, no final de dezembro de 2014, sua décima primeira certificação de excelência.

Iniciando o programa com um pouco menos de 14.000 exames realizados ao mês, o laboratório acompanhou a evolução do HT e deu uma salto em seu atendimento. Hoje, é responsável por mais de 41.000 análises mensais. Destas, mais de 5.000 são solicitadas por outras unidades de saúde do Estado, dentre elas os hospitais Osvaldo Cruz, São Roque e Adauto Botelho e o Centro de Hematologia e Hemoterapia - Hemepar.

O certificado recebido, referente ao período de outubro de 2013 a setembro de 2014, atribui credibilidade ao laboratório e atesta o desempenho anual deste nas especialidades de bioquímica, hematologia, imunologia, microbiologia, parasitologia e urinálise, baseado em avaliações mensais realizadas por estes setores.

Pela alta demanda e complexidade dos atendimentos do Hospital do Trabalhador, a participação do laboratório no PNCQ é primordial para a instituição, relata o diretor geral desta, Geci Labres de Souza Junior. “Priorizamos sempre a excelência na assistência aos pacientes e o controle externo, com avaliações mensais, propicia a supervisão e a conduta técnica para a manutenção, intervenção e melhoria de qualidade nos laudos emitidos”. Quanto a certificação, o diretor enfatiza, “é o reflexo da capacitação dos profissionais e do investimento em equipamentos e instalações”.

Para o coordenador técnico do laboratório, Armando Nabarro, muitos fatores estão envolvidos na realização de um exame, como a técnica empregada, a calibração dos equipamentos, as características dos reagentes e materiais utilizados e o conhecimento técnico do profissional que realiza o trabalho. “São variantes que temos que controlar para garantir a qualidade na realização e liberação dos exames”, afirma Nabarro que orgulhoso ainda completa, “é uma satisfação receber mais este certificado e fazer parte do desenvolvimento do laboratório”.


Sobre o PNCQ

O PNCQ é patrocinado pela SBAC, empresa técnico-científica produtora de amostras-controle e provedora de ensaios de proficiência e avaliação externa da qualidade para Laboratórios Clínicos, Bancos de Sangue, Organizações de Diagnóstico “in vitro” e Laboratórios de Controle de Qualidade de Alimentos.

Obedece as normas internacionais preconizadas pela Organização Mundial de Saúde –OMS, pela Federação Internacional de Química Clínica – IFCC, Confederação Latino-americana de Bioquímica Clínica - COLABIOCLI e Normas ABNT ISO 15.189 – Laboratórios Clínicos – Requisitos de qualidade e competência e, ABNT ISO 17.043 – Avaliação de conformidade.

Informações contidas do Manual do Laboratório Participante 2014/2015.


Mais informações sobre o PNCQ em http://www.pncq.org.br
.