Monitoramento on-line de indicadores de segurança dos pacientes 11/10/2017 - 17:00

Monitoramento on-line de indicadores de segurança dos pacientes

No dia 09 de outubro de 2017, foi apresentada aos diretores e gerentes do Hospital do Trabalhador, a ferramenta informatizada denominada de “Segurança do Paciente”, que foi elaborada pela enfermeira Josiane Bughay e a técnica de informática Rebeca Pagnosi Fratucci, com a colaboração dos enfermeiros do Hospital.
O desenvolvimento da ferramenta é fruto da parceria do Hospital do Trabalhador com o Programa de Mestrado Profissional de Enfermagem da UFPR.

O instrumento fica atrelado ao prontuário eletrônico do paciente, e tem por finalidade registrar diariamente dados coletados por enfermeiros, que geram indicadores de segurança e qualidade, norteados pelos protocolos de segurança do paciente do Ministério da Saúde, e pela necessidade de monitorar indicadores específicos para as especialidades do hospital.

O Núcleo de Segurança do Paciente da instituição considera a ferramenta “um divisor de águas no que tange a segurança do paciente dentro do hospital, pois é um facilitador da prática diária do enfermeiro, possibilitando a coleta de dados de forma rápida, segura e fidedigna. O NSP considera também que o monitoramento de indicadores, propiciado por esta ferramenta, auxiliará na escolha de estratégias para evitar eventos adversos.”

Todos os setores da área assistencial poderão fazer uso da ferramenta sendo o paciente o principal beneficiado. Cuidar com segurança é objetivo mais almejado.


Escrito por Direção de Enfermagem

GALERIA DE IMAGENS