Hospital do Trabalhador homenageia médicos 14/06/2016 - 17:00

Hospital do Trabalhador homenageia médicos

A diretora técnica Marcia Krajden foi reverenciada pelos 22 anos dedicados à instituição; servidor do HT, o presidente do CRM-PR também mereceu especial deferência

A cúpula diretiva do Hospital do Trabalhador (Curitiba) esteve reunida na manhã desta terça-feira, 14, com a presidência do Conselho Regional de Medicina do Paraná, na sede da autarquia. Além de apresentar os projetos em andamento na instituição, que devem ratificá-la como um dos maiores centros de trauma do país até 2020, a reunião serviu para que se prestasse dupla homenagem a dois de seus destacados e dedicados médicos: a diretora técnica Dra. Marcia Luíza Krajden e o pediatra Luiz Ernesto Pujol, também conselheiro do CRM-PR e atualmente o seu presidente.

O recebimento do certificado de regularidade de inscrição de pessoa jurídica acabou se transformando na oportunidade para que a maioria dos dirigentes do Hospital do Trabalhador comparecesse à Sede do Conselho e exaltasse o reconhecimento pelo trabalho dos médicos, numa reverência extensiva a todos os profissionais que atuam na instituição, o que inclui os das demais áreas de saúde. A exemplo de mimo dado à Dra. Marcia, também o presidente do CRM-PR foi presenteado com uma aquarela da fachada do prédio do hospital, obra de refinado traço e autoria do artista plástico e designer Maurício Machado, que também é servidor de carreira da SESA há 34 anos e atuou no Trabalhador.

A homenagem à Dra. Marcia, que tem uma filha médica (Dra. Karina), ocorre no momento em que se aproxima da comemoração dos 40 anos de formada (pela Universidade Severino Sombra, do Rio de Janeiro) e de 22 anos de dedicação ao hospital, estando desde 2003 no quadro diretor, quando foi realizada a primeira eleição para a chefia do corpo clínico. Nesta jornada, trabalhou sempre ao lado do diretor geral, Dr. Geci Labres de Souza Junior, mentor das inovações implementadas no hospital que o transformaram em referência no atendimento de urgência e emergência, ao qual se referiu como “grande bandeirante” em defesa da melhor atenção à saúde.

O diretor do hospital realçou o elevado grau de comprometimento dos funcionários, tendo a Dra. Marcia como exemplo disso, ainda com seus referenciais de dedicação ética e de hábil mediadora de conflitos inerentes a serviços de saúde de grande demanda. O Dr. Geci aproveitou para reverenciar também o presidente do Conselho, ao qual, além de amigo, referiu-se como “servidor público exemplar” e “modelo de médico”. O Dr. Pujol integra o corpo clínico da instituição desde o início da administração do Dr. Geci.

Participantes

A reunião-homenagem contou com as participações, além dos Drs. Marcia, Luiz Ernesto Pujol e Geci Labrtes de Souza Júnior, do diretor acadêmico, Dr. Iwan Augusto Collaço; da diretora administrativa, Suzana Helena Gai Mercer; da diretora de enfermagem, Justina Maiczak; da secretária-geral, Andrea Molinari; da gerente financeira, Leonice Schimidt; e da assessora de comunicação Gisele Salomão. O vice-presidente do Conselho de Medicina, Dr. Wilmar Mendonça Guimarães, também esteve presente.

O atual prédio que abriga a sede do Hospital do Trabalhador foi inaugurado em 1947, como Sanatório Médico Cirúrgico do Portão. Apesar da pretensão inicial de o prédio acolher uma escola agrícola, servia para o tratamento da tuberculose, com indicação cirúrgica, o que lhe valeu reconhecimento nacional na área de cirurgia torácica. Na década de 1980 ganhou a denominação de Hospital Geral do Portão, passando, na década seguinte, ao atendimento ao trauma, saúde do trabalhador, infectologia e materno-infantil, além de inaugurar o Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio-Palatal (Caif).

Em 1997, após convênio entre secretarias estadual e municipal de saúde, UFPR e Funpar, ganhou o nome de fantasia de Hospital do Trabalhador. Logo em seguida entrou em funcionamento a UTI Neonatal e Pediátrica, em meio ao surgimento do programa Mãe Curitibana e a fixação de metas para o decréscimo da mortalidade materno-infantil na Capital.

O Hospital do Trabalhador tem passado nos últimos anos por uma série de obras de reforma e ampliação, que incluiu até mesmo a construção de heliponto para suporte a remoções emergenciais. Atualmente, mantém 222 leitos gerais, sendo 40 de UTI e que dão retaguarda à demanda de casos graves da Grande Curitiba. Até setembro do ano que vem deve ser inaugurado o prédio denominado “Anexo da Mulher”, com 80 leitos, com a expectativa de chegar a 2020 como um dos maiores e mais bem estruturados centros de trauma do país. O HT, hoje, já se constitui num dos polos de atendimento de urgência e emergência da Grande Curitiba.

Fonte: CRM-PR