Hospital do Trabalhador deve se tornar um dos maiores centros de trauma do país 08/06/2016 - 16:10

Hospital do Trabalhador deve se tornar um dos maiores centros de trauma do país

O Governo do Paraná está investindo em uma série de obras de reforma e ampliação do Hospital do Trabalhador, em Curitiba. As melhorias vão qualificar a estrutura da unidade, que hoje é referência no atendimento de urgência e emergência. O objetivo é que, até 2020, o hospital se torne um dos maiores centros de trauma do país, com 302 leitos, sendo 70 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Atualmente, o Hospital do Trabalhador mantém 222 leitos gerais. Destes 40 são de UTI e dão retaguarda para a demanda de casos graves de Curitiba e Região Metropolitana. Os 80 novos leitos serão implantados com a inauguração do prédio “Anexo da Mulher”, que está em construção e deve ser entregue em setembro de 2017. O investimento é de R$ 13,5 milhões.

Para o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, que visitou as obras do novo prédio nesta terça-feira (7), a execução deste projeto só está sendo possível graças aos ajustes fiscais realizados pelo Governo do Estado no ano passado. “Estamos retomando nossa capacidade de investimento e agora queremos fazer mais e melhor. O povo paranaense merece ter acesso a serviços públicos de saúde de qualidade”, destacou.

Caputo Neto disse ainda que o HT se consolidou como o principal pronto socorro público do Paraná. “A intenção agora é transformá-lo também em referência no atendimento integral à mulher, oferecendo inclusive assistência a gestantes e bebês”, informou.

ANEXO DA MULHER – O “Anexo da Mulher” terá 4 mil m², divididos em três pavimentos, e está sendo construído no antigo estacionamento do hospital. O serviço contará com uma maternidade completa, com 50 leitos de enfermaria, 20 de UTI neonatal, 10 de UTI adulto feminino, dois centros cirúrgicos, além de consultórios especializados.

O espaço contará ainda com uma equipe multiprofissional, especializada no atendimento a vítimas de violência contra a mulher e pacientes que necessitam de assistência ginecológica e/ou obstétrica. De acordo com o diretor-geral do hospital, Geci Labres de Souza, trata-se da maior obra de edificação realizada na unidade desde 1947, ano de fundação.

“Nunca recebemos tantos investimentos do Governo do Estado. Com certeza é um sonho que estamos realizando e quem ganha com isso é a população que será atendida com o que há de melhor em estrutura, equipamentos e equipe profissional”, ressaltou o diretor-geral.

A realocação da atual maternidade no novo prédio anexo permitirá a abertura de mais 35 leitos de trauma e 10 de UTI adulto dentro do hospital. Além disso, o espaço liberado com a mudança da maternidade possibilitará que o pronto-socorro dobre de tamanho, passando a ter 1.500 m². “Um espaço maior para que os pacientes possam ser atendidos com mais conforto e segurança”, enfatizou Labres de Souza.

Na visita ao HT nesta terça-feira, o secretário Caputo Neto também acompanhou o andamento das obras de reforma da UTI das clinica - cirúrgica, que terá 10 leitos. A expectativa é que o local seja reaberto já no mês de julho. Enquanto isso, os leitos continuam em funcionamento em outro espaço dentro do hospital.

Ao lado da UTI está sendo construído um amplo solário, utilizado para o banho de sol dos pacientes e ainda para o encontro e interação com os familiares. “É uma iniciativa que vai na linha da busca pela humanização do atendimento, uma das grandes marcas da nossa gestão”, disse Caputo Neto.

Unidade própria do Governo do Estado, o HT se destaca na Rede Paraná Urgência por ser modelo em gestão hospitalar. A unidade foi escolhida para ser referência de atendimento no período da Copa do Mundo 2014 e se mantém como um dos cinco melhores prontos socorros do país, avaliado pelo Ministério da Saúde. Por ter um heliponto, recebe frequentemente pacientes graves encaminhados pelo serviço de resgate aéreo da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

RECONHECIMENTO – Na visita, a equipe de enfermagem do HT fez questão de agradecer ao secretário Caputo Neto pela troca de todo enxoval e rouparia da unidade. A mudança agradou servidores, pacientes e seus familiares, que fizeram um abaixo-assinado parabenizando a administração do hospital.

O novo superintendente de Unidades Hospitalares Próprias da Secretaria da Saúde, Luiz Fernando Nicz, acompanhou o secretário na vistoria das obras.

Fonte: SESA