Hospital Oswaldo Cruz inaugura nova farmácia e otimiza espaço para futuras ampliações de leitos 15/04/2021 - 19:00

Foto: Américo Antonio/Sesa

O Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica Oswaldo Cruz (HIRC), que integra o Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), inaugurou uma nova farmácia nesta quinta-feira (15). O espaço estava sendo reformado há seis meses e teve um investimento próprio de aproximadamente R$ 60 mil. Com isso, uma das alas da unidade que abrigava o serviço poderá, futuramente, ampliar leitos de atendimento aos pacientes com coronavírus.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou da inauguração. “A proposta do governador Ratinho Junior é ampliar o atendimento, regionalizando a saúde em todo o Estado. Queremos funcionalidade e ação e é isso que temos visto no Hospital Oswaldo Cruz. A unidade otimizou espaços e proporcionou maior funcionalidade nas ações, conseguindo otimizar e ofertar serviços com efetividade”, afirmou.

A farmácia era integrada ao hospital e realizava dispensação de medicamentos para uso interno e externo. “O atendimento ao público era realizado dentro da unidade. Por isso, optamos por centralizar a farmácia em outra estrutura, proporcionando mais segurança para os profissionais e também para os pacientes”, disse o diretor-superintendente do Complexo Hospitalar do Trabalhador, Geci Labres de Souza Junior.

COVID-19 – De acordo com o diretor, o espaço do hospital utilizado anteriormente pela farmácia poderá ser usado para ampliações de novos leitos exclusivos Covid-19.

“Nosso objetivo é deixar o hospital mais moderno e mais otimizado. Desocupando esse espaço interno, podemos futuramente ativar novos leitos para atendimento Covid, integrando a rede hospitalar própria já existente no Estado”, explicou.

O hospital abriu uma ala exclusiva de enfermaria para pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19 em junho de 2020. Atualmente a unidade possui 22 leitos clínicos.

Em maio do ano passado, o hospital também iniciou a testagem para o coronavírus por meio de RT-PCR na modalidade drive-thru. O atendimento é realizado somente para trabalhadores da saúde e da segurança. Desde então a unidade já realizou mais de 16 mil testes até esta quarta-feira (14).

UNIFICAÇÃO – “Com esse novo espaço conseguimos unir a farmácia hospitalar, que atende os pacientes internados de demanda Covid, HIV e tuberculose junto com o ambulatório e com isso unificamos os estoques e permitimos que o farmacêutico fique atuante em ambos os sistemas, tanto interno quanto externo”, explicou Jaqueline de Lima Germano, uma das farmacêuticas responsáveis pelo atendimento do HIRC.

Segundo ela, a obra possibilitou mais facilidade e oportunidade de melhor manejo de medicamentos e atendimento de pacientes. “Os pacientes não precisam mais entrar no hospital para retirar a medicação, que era uma rotina antiga do hospital e agora podem vir na parte externa, sair da sua consulta e já se dirigir a farmácia para receber o medicamento”, acrescentou.

ATENDIMENTO – A farmácia possui seis profissionais, sendo duas farmacêuticas. O horário de atendimento para pacientes do ambulatório é de segunda a sexta-feira, das 8h as 12h30 e das 13h30 às 16h. Já o atendimento hospitalar interno é realizado todos os dias da semana das 7h às 19h. O hospital fica localizado na Rua Ubaldino do Amaral, 545, no bairro Alto da XV, em Curitiba.

OBRAS – Na ocasião o secretário aproveitou para visitar as obras do ambulatório, localizado ao lado da nova farmácia. “Estes investimentos na infraestrutura do hospital são permanentes e irão proporcionar um melhor atendimento aos paranaenses”, disse Beto Preto.

Fonte: Sesa