HT inaugura Central de Monitoramento em UTI 24/09/2015 - 16:20

Monitor


Seguindo as tendências dos maiores centros médicos ao redor do mundo, o Hospital do Trabalhador inaugurou neste mês, a Central de Monitoramento da UTI Clínico Cirúrgica.

Trata-se de um sistema que gerencia as informações dos equipamentos de cada leito e transmite para três monitores que exibem, em tempo real, os principais sinais vitais dos pacientes internados na unidade, como pressão arterial, frequência cardíaca/respiratória e saturação de oxigênio.

Com posições estratégicas dentro do setor, os monitores possuem ainda acesso remoto, permitindo por exemplo, o início de uma verificação de pressão arterial a distância ou até o acesso ao histórico de um paciente.

Para o diretor geral do HT, Geci Labres de Souza Júnior, a utilização da central contribui para a eficácia do fluxo de trabalho das equipes multidisciplinares, facilitando o acesso e controle das informações de cada paciente.

“Procuramos sempre melhorar nosso parque tecnológico, incorporando novos recursos e ferramentas que auxiliem nossas equipes, o que resulta no aprimoramento das técnicas de atendimento”, afirma o diretor.

Composta por 10 leitos, a UTI Clínico Cirúrgica do HT atende à diversas especialidades, como ortopedia, neurocirurgia e cirurgia geral.


Unidades de atendimento crítico

Desde 1926, ano em que a primeira unidade de atendimento crítico foi estabelecida no mundo, em Boston-EUA, evidencia-se uma importante evolução deste atendimento.

Aprimorou-se o conhecimento dos mecanismos das doenças graves, gerando grande redução na mortalidade nestas unidades e, desenvolve-se ainda tecnologias capazes de contribuir enormemente com as equipes envolvidas na assistência das terapias intensivas. Desta maneira, as UTI’s, como são designadas hoje, deixaram de ser vistas como uma possível sentença de morte, tornando-se salvadoras de vidas.

GALERIA DE IMAGENS