Governo autoriza licitação para a construção do Anexo da Mulher 22/10/2015 - 17:30

Abertura de liicitação

A governadora em exercício, Cida Borghetti, autorizou na noite desta terça-feira (20), durante sessão solene na Assembleia Legislativa, a abertura de licitação para construção do anexo da mulher no Hospital do Trabalhador, em Curitiba. Com investimentos no valor de R$ 15 milhões, o projeto será a maior obra realizada na história do hospital desde sua inauguração, em 1947.

“O Governo do Paraná fez grandes investimentos no Hospital do Trabalhador e esta obra vem se somar aos trabalhos e ações que o governador Beto Richa e toda sua equipe realizam na área da saúde”, ressalta Cida.

A abertura deste anexo fará com que o hospital amplie sua capacidade de 222 para 302 leitos. A intenção é que as obras sejam iniciadas ainda este ano.

A nova ala abrigará a maternidade, serviços de ginecologia e obstetrícia, terapia intensiva pediátrica e neonatal, terapia intensiva adulta feminina, enfermarias, leitos de internação e uma série de outros setores. Com a transferência da maternidade do HT para o anexo da mulher, o hospital terá 45 leitos gerais a mais.

A edificação terá três pavimentos com área total de 4 mil metros quadrados e terá 80 leitos, dos quais 30 serão de UTI, sendo 10 exclusivamente femininos e 20 neopediátricos, além de dois centros cirúrgicos.

A ampliação também permitirá o aprimoramento do atendimento especializado para mães e bebês da Rede Mãe Paranaense. “Nas diversas etapas de atendimento, a filosofia assistencial dará prioridade ao atendimento humanizado integral à saúde da mulher em vários momentos importantes, como gestação, parto e puerpério, situação de violência contra a mulher e emergência ginecológica”, explica o diretor geral do hospital, Geci Labres de Souza Junior.

Segundo ele, os novos espaços permitirão a sua utilização para ensino da boa prática médica dos cursos de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, entre outras áreas, tanto para alunos de graduação como de pós-graduação.

Em média, o HT realiza cerca de 175 partos, 80 cesáreas e mais de 1,6 mil atendimentos obstétricos ao mês.

Fonte: SESA