Doação de empresa viabiliza modernização de tubulação de oxigênio no HIRC 23/12/2020 - 10:28

A empresa Ricamix – serviços de preparo de derivados de cimento Ltda fez a doação do cimento necessário para a base do novo tanque de oxigênio do Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica - Oswaldo Cruz (HIRC). Anteriormente o hospital utilizava cilindros de oxigênio de menor porte. Desde dezembro de 2019, com a integração do HIRC ao Complexo Hospitalar do Trabalhador, a secretaria estadual da Saúde realiza a modernização da estrutura para aprimorar e ampliar os serviços.

O diretor-superintendente do CHT, Geci Labres de Souza, afirma que parcerias  como estas são importantes para agilizar o processo pois como se trata de uma doação realizada por uma instituição privada não exige a realização  de todos os processos burocráticos  exigidos por parte do poder público.  

O tanque de oxigênio líquido tem capacidade para 3 mil litros, já foi abastecido e atendendo os leitos do hospital. A substituição dos antigos cilindros pelo tanque possibilitou mais segurança na manutenção da pressão  da rede de oxigênio indispensável no tratamento dos pacientes de Covid-19.

O HIRC tem 22 leitos ativos de enfermaria exclusivos para atendimento   a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, a  unidade hospitalar foi inaugurada em 1928 e por muitos anos foi a principal instituição para o tratamento de doenças infecciosas como: tuberculose, sarampo, poliomielite, hepatite, rubéola, meningite e varicela entre outras.

Desde 1984 passou a atender pacientes com HIV/AIDS com consultas, ambulatório e internamentos  para todos o Estado. Em dezembro de 2019 o Hospital Oswaldo Cruz passou a se chamar Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica – Oswaldo e integrar o Complexo Hospitalar do Trabalhador.

Fonte: Sesa

GALERIA DE IMAGENS