Centro especializado consolida Paraná como destaque em cirurgias de reconstrução facial 15/12/2023 - 15:33

O Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio Palatal (Caif) alcançou números expressivos em 2023, com 837 cirurgias com foco na reabilitação estética e funcional do lábio e do palato em pacientes de diversas faixas etárias.

A unidade integra o Complexo Hospitalar do Trabalhador, da Secretaria estadual da Saúde (Sesa), e é referência no cuidado em anomalia craniofacial. Ele possui equipes multi e interdisciplinar, proporcionando suporte integral durante todo o tratamento. A maior parte dos atendimentos está relacionada ao lábio e fenda palatal, uma malformação que ocorre no embrião logo nos primeiros meses de desenvolvimento, ainda dentro do útero.

“A missão é promover melhoria contínua no atendimento à população. O Caif oferece uma ampla gama de serviços para cuidar dos pacientes de maneira moderna e com muita sensibilidade”, avalia o secretário da Saúde, Beto Preto.

ATENDIMENTO – No centro, os pacientes recebem atenção de uma equipe especializada multidisciplinar, incluindo as áreas de neurologia, genética, cirurgia plástica, otorrinolaringologia, oftalmologia, pediatria, anestesiologia, clínica geral, psicologia, serviço social, nutrição, fonoaudiologia, enfermagem e as várias especialidades da Odontologia. Apenas em saúde bucal, desde janeiro, foram realizados mais de 12 mil tratamentos dentais e ortodônticos.

Moradora de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Ana Cláudia tem levado o filho Murilo para acompanhamento desde os primeiros meses de vida. “Com cinco meses, a equipe realizou a primeira cirurgia para correção da fissura bilateral. Desde então, passamos a fazer acompanhamentos que vão desde odontologia até fonoaudiologia, além de pediatria. O tratamento tem dado grandes resultados e, sem dúvidas, trouxe melhorias na qualidade de vida do meu filho”, afirma.

OUTROS ESTADOS – Além do Paraná, o Caif também recebeu pacientes de outros 18 unidades da Federação em 2023: Amazonas, Rondônia, Pará, Maranhão, Ceará, Piauí, Sergipe, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. 

Um destes casos foi o do pequeno Arthur Emanuel. Com sete anos, o rondoniense passou por operações de reconstrução labiopalatal. Para a mãe, Eronita Emanuel, o tratamento tem sido excepcional. “Foi tudo muito novo para mim e para o Arthur. Ele é meu primeiro e único filho e o suporte que encontramos no Caif tem sido fantástico. É uma linha completa de atendimento, que permitiu fortalecer todo seu desenvolvimento. Sou muito grata a todos os profissionais que fazem parte deste processo”, afirma.

SERVIÇO – O Caif fica na Avenida República Argentina, 4.334, no bairro Novo Mundo, em Curitiba. O contato por telefone pode ser feito pelos números (41) 99928-0175 ou (41) 3212-9200.

Fonte: Sesa

GALERIA DE IMAGENS