CHT vai incrementar estratégia de testagem Covid-19 em pacientes e colaboradores 21/05/2021 - 14:17

O Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT) irá utilizar mil testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 em pacientes e colaboradores nas unidades que compõem o complexo, como o Hospital do Trabalhador, Hospital de Reabilitação, Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica, Hospital da Lapa, e Hospital Regional do Litoral.

Os testes foram criados pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e recebidos nesta sexta-feira (21) pelo CHT. O exame detecta o antígeno do vírus Sars-CoV-2 por meio da coleta de amostra da secreção respiratória (nasofaringe) e apresenta o resultado em aproximadamente 15 minutos. Este teste foi registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês passado.

“Sempre falamos que a testagem é fundamental durante o enfrentamento da Covid-19 e agradecemos a iniciativa do IBMP no desenvolvimento dessa nova ferramenta”, afirmou o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Nestor Werner Junior.

A escolha do CHT para recebimento destes testes tem ligação com a pesquisa iniciada em dezembro de 2020 em parceria com a Sesa para verificação da confiabilidade do exame. Se comparado ao método RT-PCR, reconhecido como padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o “teste rápido Covid Ag” do IBMP apontou uma confiabilidade de 93% no resultado.

“Essa modalidade de teste permite que tenhamos um resultado em pouco tempo, com isso podemos separar imediatamente os pacientes diagnosticados com a doença e aqueles que não foram infectados”, disse o diretor-superintendente do CHT, Geci Labres de Souza Junior.

Realizaram a entrega o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa, o gerente de Desenvolvimento Tecnológico do IBMP, Fabrício Marchini e o gerente de Desenvolvimento de Negócios, Lucas Rosseti Nascimento.

“A possibilidade de fazermos a validação do exame com a equipe do CHT foi fundamental. Essa doação é um pequeno símbolo dessa parceria e esperamos que possamos continuar com essa cooperação e com a capacidade produtiva para satisfazer as necessidades especialmente aqui no Paraná”, disse o diretor do IBMP.

Fonte: Sesa